fbpx

Vence a melhor campanha, não o melhor candidato

xdrz

Quantas vezes você já viu bons candidatos ou candidatas, com boas propostas, experiência e uma trajetórias de vida extraordinárias sofrerem derrotas nas urnas? Imagino que inúmeras. 

Por outro lado, não é raro encontrar candidatos ruins, com má reputação, completamente despreparados para o cargo serem eleitos com um grande número de votos. 

Como isso pode ser possível? Isso não é apenas possível, mas acontece com uma frequência enorme. 

A qualidade do candidato ou candidata não é condição suficiente para a vitória eleitoral, essa é a realidade que precisa ser entendida. 

Não basta que a candidatura seja boa, a campanha precisa ser boa, precisa ser competitiva e precisa ser organizada o suficiente para garantir uma vantagem em relação às outras.

A maioria das pessoas gosta de atribuir a vitória de candidatos ruins ao dinheiro que eles dispõem para realizarem a campanha. É evidente que o volume de recursos eleitorais são um fator importante na vitória de alguns candidatos, mas isso não é uma verdade absoluta. 

Não adianta muito dinheiro mal aplicado, exemplos não faltam de candidaturas com pouco recursos superarem as milionárias. Os recursos eleitorais explicam muito, mas não explicam tudo.

O que explica a vitória é a capacidade da campanha de se tornar competitiva, ou seja, conseguindo uma forma de execução que otimize o desempenho dos recursos financeiros, humanos e políticos que ela possui. 

Saber planejar uma campanha exige conhecimento, dedicação e capacidade criativa, aspectos que podem ser adquiridos por quem realmente se interessa pela política. 

Aqui, nos artigos do blog, eu apresento a você alguns aspectos básicos, para que comece o desenvolvimento de sua capacidade como estrategista eleitoral. 

Então nunca se esqueça desta lição: vence a melhor campanha vence, não o melhor candidato.

Pedro Otoni é cientista político, consultor de estratégia eleitoral, autor da Metodologia 3P- Estratégia de Pré-Campanha e sócio da Plataforma Possibilite.

    Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!