Adicionar aos favoritos

Como fazer campanha eleitoral?

Palestras: 5

Arquivos

Arquivos

Você é um iniciante na carreira política? Quando começar a sua campanha? Se ainda não começou, o momento é agora mesmo! Este curso é destinado a você que irá se candidatar ou atuar em campanhas eleitorais, mas não conta com experiência, grandes recursos ou um apadrinhamento político tradicional. Não importa se você está começando sua carreira política agora, pelo contrário, isso pode se transformar em uma vantagem, na medida que você adquira autonomia em relação às formas antigas de fazer política.

Vence a melhor campanha, não o melhor candidato. A melhor campanha não necessariamente é a que dispõe de maiores recursos, mas aquela que sabe otimizar ao máximo os recursos que tem.

Não se trata de uma fórmula mágica… mas de um método que permita a você elaborar sua própria estratégia, partindo da sua realidade, considerando os recursos, eleitorado potencial e situação política presente na sua situação de campanha. Para isso você precisa desenvolver seu próprio pensamento estratégico, de maneira independente. A proposta deste curso não é ditar o que você deve fazer, mas indicar roteiros, procedimentos e técnicas que irão lhe auxiliar na criação do tipo de campanha que você quer, precisa e tem condições de fazer.

Curso Rápido de Pré-Campanha . Estratégia Eleitoral . Metodologia 3P . 12 Ferramentas Práticas

Aula 01 – Introdução – Os 11 objetivos da pré-campanha
Conteúdo: Definição de Pré-Campanha. Os 3  problemas recorrentes de toda Pré-Campanha. Os 11 objetivos da pré-campanha. Metodologia 3P.

Aula 02 –  Metodologia 3P: PESQUISA I
Conteúdo: 
O “P” de pesquisa.  Os três conhecimentos fundamentais da estratégia.

Aula 03 – Metodologia 3P – PESQUISA II
Conteúdo: Como conhecer a si mesmo, os adversários e o terreno da disputa.

Aula 04 – Metodologia 3P – PLANEJAMENTO
Conteúdo: Posicionamento Eleitoral. Plano Operacional de Campanha.

Aula 05 – Metodologia 3P – PROJEÇÃO
Conteúdo:
A trajetória de vida como ponto de partida. Reputação. O Princípio da Campanha Focada. A Construção da imagem do candidato. O nexo emocional com o eleitor. As 11 recomendações sobre a  imagem e a reputação. O que você precisa saber sobre a fala da candidatura.

Caixa de Ferramentas

Como fazer a PESQUISA 

Ferramenta N° 01Trajetória de Vida
Ferramenta N° 02Análise SWOT/FOFA da Candidatura
Ferramenta N° 03Verificação da Capacidade Eleitoral dos Adversários
Ferramenta N° 04Pesquisa de Vulnerabilidade de Adversários
Ferramenta N° 05Levantamento de Dados do Município

Como fazer o PLANEJAMENTO

Ferramenta N° 06Como Elaborar o Posicionamento Eleitoral
Ferramenta N° 07Como formular Plano Operacional de Campanha
Ferramenta N° 08Modelo de Campanha – Canva Eleitoral
Ferramenta N° 09Plano de Trabalho Eleitoral – 5W2H

Como fazer o PROJEÇÃO PÚBLICA

Ferramenta N° 10O Passo – a – Passo da Projeção na Era Digital
Ferramenta N° 117C do Discurso Básico da Candidatura
Ferramenta N° 1210 Conselhos sobre como falar em público

ANEXOS

Anexo I – Arrecadação na Pré-Campanha
Conteúdo: Vaquinha eletrônica. Plataformas credenciadas na Justiça Eleitoral. 

Anexo II – O Que é Propaganda Eleitoral – Aspectos Legais
Conteúdo: Propaganda política, propaganda eleitoral, propaganda intrapartidária, propaganda antecipada, fake news

Anexo III – Quem Pode Se Candidatar?
Conteúdo: Condições de elegibilidade. Inelegibilidade. Descompatibilização. Lei da Ficha Limpa. 

Anexo IV – Relação Entre a Candidatura e o Partido – Aspectos Legais
Conteúdo: Filiação Partidária. Convenção Partidária. Registro da candidatura. 

Anexo V – Visão Geral Das Eleições 2020
Conteúdo: Turnos. Voto obrigatório e facultativo. Eleições Majoritárias. Eleições Proporcionais. Cláusula de Barreira. Fidelidade partidária.

Instrutor . Pedro Otoni . Cientista político, consultor de políticas públicas e especialista em planejamento estratégico. Se graduou em Direito pela UFMG. Posteriormente tornou-se especialista em Economia Política pela UFES e mestre em Ciência Política pela UFMG. Foi consultor de organismos nacionais e internacionais ligados a políticas públicas e de governo. Atuou pelo Brasil em campanhas eleitorais de pequeno, médio e grande portes, dando suporte político, jurídico e estratégico. Autor de livros e artigos relacionados a análise da política brasileira e ao planejamento estratégico aplicado.

Módulo Único

1
Introdução – Os 11 objetivos da pré-campanha
2
Metodologia 3P: PESQUISA I
3
Metodologia 3P – PESQUISA II
4
Metodologia 3P – PLANEJAMENTO 
5
Metodologia 3P – PROJEÇÃO