fbpx
Adicionar a Lista de Desejos

MKT Eleitoral: o que é preciso saber!

COMPRAR
Inscritos: 109 estudantes
Duração: Disponível por 1 ano
Número de Aulas: 18
Vídeo: 1h43m15s
Nível: Iniciante

Arquivos

Comunicar é preciso. O Curso Marketing Eleitoral foi lançado pela Plataforma POSSIBILITE neste ano de 2020. O curso foi desenvolvido para ser oferecido em modalidade à distância com tutoria e sem tutoria. O curso tem como foco a necessidade do aprendizado de uma temática destinada a apoiar todos que desejam atuar nas Eleições Municipais de 2020, apresentando as ferramentas e os ensinamentos mais importantes e atualizados do Marketing Eleitoral, trazendo um conhecimento com foco nas necessidades de campanhas eleitorais médias e pequenas. Este curso tem como foco apresentar orientações práticas para as candidaturas, portanto, aborda a parte do Marketing e da Comunicação Eleitoral mais pertinente para as mesmas, com ênfase no Marketing Político Digital, dado o papel destacado que vem ocupando as mídias digitais no cenário político.

Objetivo . O objetivo desse curso é capacitar candidatos/as e equipe de campanha acerca das ferramentas do Marketing Eleitoral e outras orientações importantes para as eleições municipais de 2020 que dizem respeito à construção da campanha, ao público-alvo eleitoral, aos canais de comunicação, o impulsionamento de rede e financiamento coletivo e a relação com a imprensa e a organização de contatos.

Para alcançar este objetivo, espera-se ao final do curso que você consiga:

  • Construir uma identidade de campanha consistente;
  • Ter um discurso político sólido para disputa da eleição;
  • Identificar as ferramentas e peças de comunicação adequadas para sua campanha;
  • Aumentar sua visibilidade, sua mobilização e sua arrecadação.
  • Se relacionar melhor com a imprensa e melhorar o grau de comunicação da campanha

Conteúdo . O conteúdo foi estruturado em 5 módulos sistematizado e 1 módulo extra:

  • Módulo 1:A Construção da Campanha
  • Módulo 2: Público Alvo Eleitoral
  • Módulo 3: Canais de Comunicação – Mídia Impressa e Audiovisual
  • Módulo 4: Canais de Comunicação Digital
  • Módulo 5: Impulsionamento de Redes e Financiamento Coletivo
  • Módulo Extra: Relação com a imprensa e organização de contatos

Instrutor . Ricardo Pessetti

Jornalista e documentarista com ampla experiência em campanhas eleitorais, assessorias parlamentares e de instituições governamentais nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), atuou em campanhas vitoriosas para vereadores, deputados estaduais e federais na área de estratégia de comunicação e marketing eleitoral, liderando equipes de gestão das mídias e análise de discurso.

MÓDULO 1 . A construção da campanha

1
A imagem do candidato e o Princípio da Campanha Focada
12m19s

Olá, seja bem vindo e bem vinda ao Curso MARKETING ELEITORAL da Plataforma POSSIBILITE, um curso especialmente formulado para as Eleições Municipais deste ano de 2020. Nesta aula trataremos de alguns passos fundamentais para construção da imagem do candidato, bem como trataremos também do princípio da campanha focada. Afinal, ser candidato não é simplesmente se registrar e lançar um número pedindo votos, é preciso uma construção cuidadosa da imagem e da campanha para uma eleição vitoriosa. Vamos então à primeira aula do curso MARKETING ELEITORAL da POSSIBILITE!

2
A profissionalização da comunicação e a estrutura básica de uma campanha
5m26s

Nesta aula trataremos da importância de profissionalizar a comunicação, ainda que isso não signifique gastar “rios” de dinheiro com ela. Vamos entender também o que precisa para se ter uma estrutura básica de campanha, as áreas da comunicação que merecem atenção e o método FOFA que vai lhe ajudar a fazer um diagnóstico básico das fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças da comunicação de sua campanha. Mãos à obra então!

3
O candidato e o seu discurso básico
9m57s

Na aula de hoje do Curso MARKETING ELEITORAL da Plataforma POSSIBILITE vamos tratar do candidato e seu discurso básico. Trataremos do discurso básico do candidato, bem como o assim chamado 7 “C” da comunicação e apresentaremos 10 conselhos para falar em público. Vamos então à última aula do I módulo do Curso MARKETING ELEITORAL da POSSIBILITE!

MÓDULO 2 . Público alvo eleitoral

1
A segmentação do público eleitoral
5m08s

Na aula de hoje veremos sobre a segmentação do público eleitoral, a segmentação do público para a campanha, o papel dos mapeamentos eleitorais e o mecanismo dos grupos focais ou das rodas de conversa. Vamos então à primeira aula do II módulo do curso MARKETING ELEITORAL da POSSIBILITE!

2
A busca na individualização no contato com o eleitor
4m18s

Nesta aula trataremos da busca da individualização no contato com o eleitor, do “corpo a corpo” e a campanha “porta a porta” e da pré – campanha como fator de aproximação com o eleitor. Vamos então a mais uma aula do curso MARKETING ELEITORAL da POSSIBILITE! 

3
O chamado para a ação
3m58s

Em nossa última aula do II módulo que trata da definição do público-alvo eleitoral veremos sobre a importância do chamado para a ação concreta, bem como fatores de co-responsabilização e engajamento, a possibilidade de uma “campanha-movimento” e o financiamento coletivo como um mecanismo de chamado para ação. Vamos então a mais uma aula do curso MARKETING ELEITORAL da POSSIBILITE!

MÓDULO 3 . Canais de comunicação - Mídia Impressa e Audiovisual

1
Marketing Político Eleitoral e o domínio da mídia dominante
4m29s

Nesta aula trataremos do Marketing Político Eleitoral, o domínio da mídia dominante e trataremos também das Proibições da Propaganda Eleitoral. Vamos então a mais uma aula do curso MARKETING ELEITORAL da POSSIBILITE!

2
Material Impresso
5m49s

Nesta aula veremos sobre o lugar da mídia impressa na campanha, bem como o que pode e o que não pode utilizar em termos de material impresso, além de 8 regras para a produção do material impresso impresso e um exemplo de santinho ao final da aula.

3
Audiovisual – a TV e o Rádio
5m53s

Na aula de hoje vamos tratar da TV e do Rádio como principais meios de comunicação de massas, bem como do horário eleitoral gratuito, da construção da estratégia de campanha para a TV, do uso da técnica Second Screen e do poder do rádio na campanha.

MÓDULO 4 . Canais de Comunicação Digital

1
Marketing Político Digital – site e e-mail marketing
5m55s

Nesta aula trataremos do Marketing Político Digital, da Campanha digital e da interatividade, trataremos sobre quais canais podem ser utilizados na campanha, trataremos do site ou blog para o candidato e do e-mail marketing.

2
Facebook
6m47s

Na aula de hoje veremos o Facebook como a mídia social dominante, sua dinâmica de Funcionamento a partir da organização de uma Fanpage, veremos 06 dicas importantes para um bom uso do facebook, trataremos também de medidas para maior interação, engajamento e mobilização e de anúncios e outras ferramentas do facebook.

3
Instagram
6m10s

Nesta aula veremos o Instagram como a mídia social que mais cresce, sua dinâmica geral de funcionamento e algumas particularidades, veremos também 04 dicas importantes para um bom uso do Instagram e o recurso da Live.

4
Youtube e Twitter
4m16s

Nesta aula veremos sobre o Youtube como a ferramenta número 1 para vídeos, bem como outros mecanismos do youtube , trataremos do Twiitter como ambiente dos formadores de opinião e de Interação no twitter e twittaços.

5
WhatsApp e Podcast
3m53s

Nesta aula veremos sobre o Whatsapp e a comunicação direta com o eleitor, as listas de transmissão no Whatsapp e o Podcast. Vamos então à primeira aula do curso MARKETING ELEITORAL da POSSIBILITE!

MÓDULO 5 . Impulsionamento de redes e financiamento coletivo

1
Impulsionamento das redes: posts e anúncios patrocinados
6m45s

Nesta aula veremos sobre o Impulsionamento de Redes, o Alcance Orgânico das Publicações versus Posts Patrocinados, veremos orientações gerais para Posts patrocinados no Facebook e trataremos do Google Ads.

2
Financiamento Coletivo
3m17s

Na aula de hoje trataremos do Financiamento Coletivo como uma política além dos objetivos de arrecadação, trataremos do papel do Financiamento Coletivo, discutiremos quando começar uma campanha, provocaremos a reflexão sobre a pertinência de se fazer uma campanha de financiamento coletivo e trataremos de como colocar em prática uma campanha de financiamento coletivo

MÓDULO EXTRA . Relação com a imprensa e organização de contatos

1
Relação com a imprensa e busca por formadores de opinião e influenciadores digitais
6m48s

Nesta aula trataremos da geração de fatos e a produção de mídia, veremos sobre como acessar a imprensa, trataremos da propaganda Paga e do Direito de Resposta e da busca pelos formadores de Opinião e os Influenciadores Digitais.

2
Organização de contatos
2m07s

Nesta última aula do nosso curso COMUNICAÇÃO ELEITORAL da POSSIBILITE vamos tratar da organização de contatos e dar um exemplo de lista de contatos. 

Seja o primeiro a adicionar uma avaliação.

Por favor, entrar para deixar uma avaliação
MKT Eleitoral: o que é preciso saber!
Valor:
R$139 R$99