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M3P: Estratégia Eleitoral para campanhas inteligentes

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Inscritos: 174 estudantes
Duração: Disponível por 1 ano
Número de Aulas: 13
Vídeo: 5h54m40s
Nível: Avançado

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Um curso para campanhas inteligentes . O Curso Estratégia Eleitoral foi lançado pela Plataforma POSSIBILITE neste ano de 2020. O curso foi desenvolvido para ser oferecido em modalidade à distância sem tutoria.

Objetivo . O objetivo desse curso é capacitar candidatos/as e equipe de campanha para a elaboração de estratégia de campanha para as eleições municipais de 2020. O curso apresenta diretrizes em métodos e ferramentas práticas para elevar a viabilidade e a competitividade das campanhas para vereador e prefeito.

  • Apresentar os princípios da estratégia eleitoral;
  • Compreender as decisões apropriadas para as diferentes fases da campanha;
  • Contribuir na elaboração do Posicionamento Eleitoral do candidato ou candidata;
  • Auxiliar com informações pertinentes à segmentação do eleitorado;
  • Apresentar ferramentas de planejamento de campanha eleitoral.

Conteúdo . O conteúdo foi estruturado em 4 módulos sistematizado:

  • Módulo 1: Fundamentos da Estratégia Eleitoral
  • Módulo 2: Metodologia 3P Avançada
  • Módulo 3: Construa sua Estratégia
  • Módulo 4: Desenvolvimento da Campanha

Instrutor . Pedro Otoni

Cientista político, consultor de políticas públicas e especialista em planejamento estratégico. Se graduou em Direito pela UFMG. Posteriormente tornou-se especialista em Economia Política pela UFES e mestre em Ciência Política pela UFMG. Foi consultor de organismos nacionais e internacionais ligados a políticas públicas e de governo. Atuou pelo Brasil em campanhas eleitorais de pequeno, médio e grande portes, dando suporte político, jurídico e estratégico. Autor de livros e artigos relacionados a análise da política brasileira e ao planejamento estratégico aplicado.

MÓDULO 1 . Fundamentos da Estratégia Eleitoral

1
Campanha Tradicional VS Campanha Moderna
34m44s

Modernizar as campanhas eleitorais não é uma escolha, mas uma questão de sobrevivência.Porém, modernizar uma campanha não significa apenas adotar ferramentas tecnológicas, significa modernizar a forma como se entende a estratégia eleitoral. 

2
Fases da campanha eleitoral
32m49s

Uma das habilidades mais importantes de quem elabora a estratégia eleitoral é conseguir administrar o tempo, e se possível transformá-lo em aliado. O tempo é o recurso mais escasso de uma campanha. Tudo é possível de ser comprado, menos o tempo. A boa notícia é que o tempo passa igualmente para todos os concorrentes de uma eleição. Compreender as fase de uma campanha eleitoral ajuda a estabelecer uma estratégia consistente, com a definição de metas e tarefas para cada uma delas.

3
Princípios da Estratégia Eleitoral
27m32s

Se você não tem uma estratégia, você será uma peça na estratégia dos seus adversários. A estratégia eleitoral é a utilização combinada de diferentes tipos de instrumentos com o objetivo de conquistar o recurso crítico das eleições: o voto. A pesquisa, o planejamento, o marketing político, doações de campanha, conquista de apoios, etc. são partes da estratégia eleitoral, mas isoladamente não são capazes de vencer eleições. A estratégia é a ação de combinar diferentes formas de disputas para alcançar a finalidade, que é a vitória. Em uma campanha, existem combates entre perfis, imagens, trajetórias, experiências, habilidades, propostas, publicidade, etc. Alguns destes combates você poderá perder, outros ganhar, não é o resultado de um dos combates que geralmente define a vitória, mas a somatória de todos. Se costuma pensar que um único erro leva a derrota - por exemplo uma fragilidade no perfil da candidatura - porém este problema foi decisivo porque as outras partes eram fracas demais para compensar a debilidade existente. Portanto, um ponto fraco deve sempre contar com a contrapartida de um ponto forte. Conduzir uma estratégia, significa otimizar os resultados das forças existentes, com vistas a defender os pontos fracos; além disso aproveitar as oportunidades e defender-se das ameaças que se apresentam no curso da campanha. 

MÓDULO 2 . Metodologia 3P - Avançada

1
Pesquisa
52m34s

Quando tratamos de estratégia a informação é o bem mais precioso. E informação se consegue pela pesquisa. Por isso o “P” de pesquisa é uma das partes fundamentais da Metodologia 3P - Pesquisa, Planejamento e Projeção Pública. O acesso às informações estratégicas define o sucesso tanto de uma campanha eleitoral quanto de uma guerra. É por isso que quem está em conflito bélico investe tanto em serviços de inteligência. As informações produzidas por uma pesquisa bem feita oferecem várias vantagens para a campanha, entre elas: 01. antecipam cenários eleitorais possíveis, o que permite uma adequação das ações de campanha com antecedência; 02. reduzem custos, pois com as informações é possível saber onde utilizar os recursos de maneira mais eficiente; 03. melhoram a organização da campanha como um todo, pois criam atividade de campanha baseadas em uma linha de trabalho previamente desenvolvida, dispensando o improviso. 

2
Planejamento
31m55s

Quanto mas difícil uma campanha, maior será a necessidade de planejamento. Um plano bem concebido pode ser a diferença entre a derrota e a vitória eleitoral. O planejamento é o centro nervoso da estratégia. É elaborado a partir da análise das informações coletadas na Pesquisa, e por meio delas se define as ações necessárias para se atingir o objetivo estratégico: a vitória. Ele é o segundo “P” d Metodologia 3P. O Planejamento é uma atividade que requer técnica e criatividade, por isso ele é uma ação essencialmente política, pois é necessário conhecimento e inspiração. Quanto mais conhecimento se tem, maior é a capacidade criativa, e isso é fundamental para estabelecer uma estratégia realmente competitiva. Um planejamento adequado, elaborado com base em informações corretas é a melhor forma de se lidar com as duas dificuldades críticas de qualquer campanha: recursos e tempo. É possivelmente afirmar que uma campanha vitoriosa tende a ser aquela que melhor usa os recursos disponíveis e o tempo existente. É a superação desse desafio logístico que separa campanhas amadoras das profissionais, independente do tamanho que tenham. 

3
Projeção Pública
32m04s

Iremos tratar agora da PROJEÇÃO PÚBLICA, o 3° “P” da Metodologia 3P. É a parte da metodologia diretamente relacionada a publicidade e marketing político. Geralmente a projeção pública é uma das preocupações principais dos candidatos e candidatas, todos querem ser conhecidos pelo eleitorado. De fato, esta é uma preocupação relevante, mas ser conhecido não é suficiente. A imagem que será apresentada tem uma importância estratégica para o sucesso de uma campanha. Nesta aula trataremos de aspectos gerais da Reputação e da Imagem, deixando os aspectos operacionais da Projeção Pública para serem acessados pelas Ferramentas N° 10, 11 e 12 disponíveis neste e-book.

MÓDULO 3 . Construa sua Estratégia

1
Identifique seus segmentos eleitorais
37m18s

Encontrar o segmento eleitoral mais propenso a apoiar sua candidatura é uma das chaves do sucesso eleitoral. Ao saber com quem se fala a comunicação se torna mais eficientes, as propostas mais relevantes e você conseguirá converter mais votos com menos esforços. Veremos nesta aula como fazer a segmentação do eleitorado na prática.

2
Posicionamento Eleitoral
17m50s

POSICIONAR A CANDIDATURA é um dos procedimentos mais difíceis de uma campanha, significa procurar ocupar um espaço político determinado e favorável para atingir o objetivo, a vitória eleitoral. Quando se está jogando Futebol, garantir o posicionamento dos jogadores é fundamental para assegurar a efetividade de uma jogada. É preciso verificar onde estão os adversários, quais espaços no campo podem ser utilizados, qual é a rota que o jogador tem mais chance de trilhar para evitar a defesa do adversário, etc. Saber posicionar os jogadores é uma forma de ampliar o potencial de jogo de cada um dos atletas. 

3
Desenhe o modelo da sua campanha
22m55s

Então como vai funcionar na prática sua campanha? Chegou a hora de conhecer como todos estes conhecimentos e definições trabalharão juntos para constituir a sua estratégia eleitoral. Para isso vamos utilizar o modelo Canvas, uma matriz simples porém extraordinariamente eficiente para visualizar o desenho de sua Campanha. O Canvas é um recurso desenvolvido para elaborar modelos de negócios. É chamado originalmente de metodologia Business Model Canvas ou "Quadro de modelo de negócios". Devido a sua simplicidade e capacidade de visualização das informações ganhou bastante popularidade entre o mundo das startups. Realizamos algumas adaptações ao modelo original para se adequar a realidade de uma campanha eleitoral, mas a estrutura básica é mantida conforme formulada por Alexander Osterwalder, criador do modelo Canvas. 

4
Consolidando sua Estratégia Eleitoral
29m08s

Após termos segmentado, posicionado e criado o desenho ou modelo de campanha é a momento de consolidar a Estratégia por meio de um Plano Operacional, que é a parte do planejamento estratégico que irá orientar as ações práticas de campanha. Porém, é importante destacar que você deve começar a elaborar o Plano Operacional SOMENTE depois de ter concluídas as definições estratégicas relativas à segmentação, posicionamento e o modelo de campanha. Caso contrário, além de criar dificuldades na formulação, o trabalho das fases anteriores não será aproveitado da maneira correta no plano, o que pode prejudicar a estratégia da campanha como um todo. 

MÓDULO 4 . Desenvolvimento da Campanha

1
Primeira Fase – Lançamento
9m50s

Iniciamos o quarto e último módulo do nosso curso. Falamos até aqui da estratégia eleitoral, agora vamos tratar da execução, o que você irá fazer na prática para conseguir alcançar a vitória. Importante lembrar que cada ação de sua estratégia deve ser executada no tempo correto. Por isso, vamos tratar das três fases da campanha e lhe dar a dica sobre o que fazer em cada uma delas. Vamos discutir nesta aula a 1° Fase da Campanha Eleitoral, também chamada de Lançamento da Candidatura, que dura aproximadamente 10 dias, entre o dia 27 de setembro e 06 de outubro deste ano. 

2
Segunda Fase – Consolidar e Desenvolver
13m53s

A 2° fase da disputa eleitoral é o momento em que a campanha deve ganhar escala e chegar de maneira massiva ao segmento eleitoral da sua candidatura. Trata-se de consolidar e desenvolver a campanha de maneira crescente, com o intuito de alcançar o pico de projeção eleitoral no momento mais próximo à votação. Esta tem a duração, em 2020, de 31 dias, entre os dias 07 de outubro e 06 de novembro.

3
Terceira Fase – Reta Final
12m08s

A reta final da campanha são os últimos 10 dias de campanha em que se deve atingir o pico do volume de campanha. É o momento de se intensificar o trabalho eleitoral e disputar o eleitorado indeciso. Esta é a terceira e última fase da campanha. Em 2020, a reta final acontecerá entre os dias 07/11 e 15/11, um dia antes das eleições. Sabendo disso, é necessário entendê-la como uma “operação especial” da campanha, e portanto deve ser planejada com antecedência. 

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M3P: Estratégia Eleitoral para campanhas inteligentes
Valor:
R$219 R$189